Facebook

(11) 3804-0102 | 5667-9777

Home » Posts » Transporte sustentável: quais as novidades no setor?
VOLTAR

Transporte sustentável: quais as novidades no setor?

Publicado em: 16/03/2022

Adotar o transporte sustentável é uma das maneiras de reduzir a poluição e preservar o meio ambiente. Também contribui para melhorar a qualidade de vida de quem sofre as consequências do aquecimento global, provocado pelo efeito estufa e do excesso de ruído nas cidades.
Porém, para incentivar uma mudança de conduta em âmbito regional, é necessário haver comprometimento de diversos setores. Órgãos responsáveis pela organização do trânsito urbano, devem atuar junto aos responsáveis pelo meio ambiente, saúde e planejamento das cidades.
Neste artigo abordamos alguns exemplos de meio de transporte sustentável. Também damos dicas de combustíveis que preservam o meio ambiente. Nosso texto está dividido assim:

1. Motos e carros elétricos
2. Bicicleta
3. Trem
4. Ônibus
5. Rodízio
6. Combustíveis: qual é a melhor opção para o transporte sustentável?

1. Motos e carros elétricos
Motos e carros elétricos ou híbridos são a aposta de muitas montadoras para atingir o público que se preocupa com transporte sustentável. Por isso, se você quer preservar o meio ambiente sem mudar sua rotina, pode recorrer a esses veículos.
Entre seus benefícios, destacam-se: economia de combustível e menor desgaste nas peças. Em contrapartida, esses veículos ainda apresentam um preço elevado.
2. Bicicleta
A bicicleta é a primeira imagem que vem à mente quando pensamos em transporte sustentável. Isso porque quanto mais pessoas se deslocarem utilizando uma bicicleta, melhor será a mobilidade urbana e menor será a poluição.
Além disso, a bicicleta é um veículo acessível e proporciona saúde e bem-estar aos usuários, pois combate o sedentarismo. Por outro lado, é fundamental que os municípios invistam em soluções como ciclovias e ciclofaixas para garantir sua segurança.
3. Trens e metrôs
Trens e metrôs também são meios de transporte sustentáveis. Porém, para de fato preservar o meio ambiente, precisam ser desenvolvidos ou adaptados com o foco em sustentabilidade.
Nesses casos, melhorias nos sistemas de tração e freio ou simplesmente utilizar lâmpadas inteligentes na iluminação já podem fazer toda a diferença.
4. Ônibus
O ônibus também é um meio de transporte sustentável. Isso porque, mesmo poluindo mais que um carro, ele consegue conduzir um número maior de pessoas.
E, se cada passageiro dirigisse um veículo, a quantidade de gases poluentes emitidos na atmosfera seria muito maior.
5. Rodízio
Aqui, não estamos falando exatamente de um meio de transporte sustentável, mas continua sendo uma maneira ecológica de se locomover.
Por meio dessa estratégia, é possível compartilhar seu carro com colegas de trabalho que fazem o mesmo caminho e vice-versa. Desse modo, também é possível reduzir o número de veículos nas ruas, assim como os ruídos e a poluição.
6. Combustíveis: qual é a melhor opção para o transporte sustentável?
Os combustíveis tradicionais como a gasolina são prejudiciais ao meio ambiente por dois motivos. Em primeiro lugar, porque são obtidos por meio da extração do petróleo, um bem natural, e, além disso, eles poluem a atmosfera e emitem gases que provocam o efeito estufa.
Por esse motivo, preparamos uma lista com alguns combustíveis sustentáveis que você pode utilizar:

● Eletricidade;
● Etanol celulósico;
● Biocombustível;
● Ar comprimido;
● Gás Natural Veicular;
● Hidrogênio.

Gostou do nosso artigo sobre transporte sustentável? Compartilhe com alguém que se interessa pelo assunto.

ENTRE EM CONTATO

serviços

depoimentos