Facebook

(11) 3804-0102 | 5667-9777

Início » Gestão de transporte: Veja como melhorar a locomoção dos seus colaboradores
VOLTAR

Gestão de transporte: Veja como melhorar a locomoção dos seus colaboradores

Publicado em: 05/01/2023

64% dos paulistanos gastam até duas horas no deslocamento pela cidade, por dia, para realizar sua atividade principal, os dados são da pesquisa Viver em São Paulo Mobilidade Urbana, feita pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ipec (Inteligência em pesquisa e consultoria). A realidade de uma das maiores metrópoles do país não é a única e mostra um dos muitos problemas que a falta de gestão de transporte causa. A mobilidade urbana é um enorme desafio para as políticas públicas, para a vida dos colaboradores e para as empresas. 

A questão que se impõe para os colaboradores diz respeito ao fato de que a grande maioria das pessoas mora distante dos seus postos de trabalho. Por isso, é preciso se movimentar pelas cidades para chegar até a empresa ou indústria. Porém, além do estresse provocado pelo trânsito e por todas as dificuldades que envolvem o transporte público, os problemas com o deslocamento dos colaboradores podem expor uma situação ainda mais preocupante para as empresas. 

O trânsito, os acidentes, imprevistos e problemas enfrentados diariamente pelos trabalhadores são responsáveis por faltas e atrasos. Essas falhas prejudicam os funcionários, mas, mais ainda, afeta o andamento da empresa. Uma pesquisa feita em 2019 pela Firjan mostrou que o tempo perdido no trânsito impediu a economia de ganhar cerca de R$ 111 bilhões.  

Além disso, a ausência de gestão de transporte, ou seja, a falta de políticas públicas de mobilidade urbana e também a falta de soluções das empresas para o deslocamento dos seus funcionários, interfere diretamente na produtividade dessas pessoas. 

Por exemplo, um colaborador que acordou bem antes do que o necessário para garantir que conseguiria pegar o ônibus até o seu trabalho, passa por um incidente: o coletivo em questão quebra e acaba atrasando a chegada do colaborador ao trabalho. O atraso gera um desconforto com a chefia, o colaborador chega cansado e ainda precisa justificar sua falta de pontualidade, ainda que ele tenha acordado mais cedo e se planejado para não atrasar. 

Ainda que a situação pareça hipotética, esse é o dia a dia de muitos trabalhadores. O colaborador trabalha desmotivado, não consegue entregar todo o seu potencial e passa a se sentir mais frustrado com a sua rotina. 

A empresa pode buscar meios de melhorar não só a qualidade de vida desse colaborador, mas também investir em benefícios que aumentem a produtividade e lucratividade. Para tanto, o primeiro passo é compreender a importância da gestão de transporte e todos os desafios da mobilidade urbana. 

Uma primeira medida que pode ser implementada é fazer um mapeamento para apurar onde os colaboradores residem. Assim, o departamento de recursos humanos pode compreender melhor o cenário dos trabalhadores. 

O segundo passo é entender como melhorar a entrada e a saída dos colaboradores: estabelecer a troca de turnos fora do horário de pico do trânsito é uma possibilidade que pode amenizar os problemas relacionados à mobilidade pela cidade. 

Contudo, nada disso vai resolver o problema da falta de gestão de transporte. Gerenciar o deslocamento significa que a empresa vai buscar soluções efetivas para o deslocamento dos colaboradores. Assim, é preciso investir em transporte fretado para garantir que os colaboradores vão ter meios de chegar e sair do trabalho com tranquilidade, segurança e qualidade de vida. 

Oferecer transporte fretado ajuda a empresa a evitar as faltas e atrasos que tanto prejudicam o andamento da produção. Dessa forma, o benefício para os colaboradores vai organizar a capacidade produtiva da empresa e melhorar as possibilidades de lucro. 

A Bessa oferece a solução completa para a empresa fazer a melhor gestão de transporte dos colaboradores. Temos uma frota completa e renovada de ônibus, micro-ônibus e vans para se adequar à realidade do empreendimento. Também contamos com motoristas treinados para oferecer o melhor serviço de transporte. Além disso, a Bessa tem um aplicativo para o colaborador acompanhar a viagem em tempo real. 

Acesse nosso site e solicite um orçamento gratuito. Você também pode entrar em contato pelo WhatsApp (11) 3804-0102 | 5667-9777. 

 

ENTRE EM CONTATO

serviços

depoimentos