Facebook

(11) 3804-0102 | 5667-9777

Home » Posts »  Fique por dentro de iniciativas que melhoram a mobilidade urbana.
VOLTAR

 Fique por dentro de iniciativas que melhoram a mobilidade urbana.

Publicado em: 29/06/2022

A mobilidade urbana é um assunto de extrema importância na atualidade, afinal, está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas que passam horas no trânsito nas grandes cidades.

Por isso mesmo, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030 é justamente aumentar o número de municípios sustentáveis. 

Neste artigo, vamos mostrar algumas iniciativas sustentáveis interessantes adotadas no mundo visando melhorar a mobilidade urbana. Nosso texto está dividido por tópicos.

1) O que é mobilidade urbana?

2)Porque esse assunto é tão relevante na atualidade?

3)Conheça quatro iniciativas para melhorar a mobilidade urbana

Leia nosso texto até o final!

1)O que é mobilidade urbana?

A mobilidade urbana está relacionada ao deslocamento das pessoas dentro de um município. Meios de transporte como ônibus, trens, carros e bicicletas estão integrados a esse conceito.

Da mesma forma, a construção de ciclovias e ciclofaixas, entre outras soluções de mobilidade urbana são essenciais para garantir um trânsito fluído.

2)Porque esse assunto é tão relevante na atualidade?

Conforme sugerimos no tópico anterior, investir em mobilidade urbana traz mais facilidade para o deslocamento nas cidades, impactando na qualidade de vida das pessoas. 

Além de facilitar o deslocamento e desafogar o trânsito, os investimentos em melhoria da mobilidade urbana proporcionam mais sustentabilidade. Isso porque possibilitam reduzir a emissão de gases poluentes. 

3)Conheça quatro iniciativas para melhorar a mobilidade urbana

Veja a seguir algumas iniciativas planejadas com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana no mundo:

Estacionamentos gratuitos

Em regiões metropolitanas da Austrália, você pode encontrar estacionamentos gratuitos próximos a estações de metrô, pontos de ônibus e bicicletários. 

A ideia é incentivar as pessoas a irem de carro até esses locais e trocarem de meio de transporte para continuar seu trajeto. Esse serviço é conhecido como Park and Ride.

Rodovia para ciclistas

A Alemanha tem muitas rodovias largas e sem semáforos com limites altos de velocidade. Em 2016, esse país inovou e inaugurou uma grande rodovia voltada apenas para ciclistas.

Essa autobahn de bicicletas é denominada como Radschnellweg Ruhr e conhecida também como RS1.

Semáforo inteligente

Londres foi uma das primeiras cidades a adotar um sistema de semáforos inteligentes. Essa solução consegue identificar se o veículo está próximo ou distante, abrindo e fechando o sinal de maneira estratégica.

Os sensores desses dispositivos ainda permitem que eles priorizem as bicicletas e transportes coletivos impactando na mobilidade urbana.

Pedágio urbano 

Essa medida é menos recente, mas foi bastante inovadora em 1975, quando foi adotada em Cingapura. O pedágio urbano consiste no pagamento de uma taxa por motoristas que desejam passar por determinados pontos da cidade em dias e horários indicados pelo governo.

Neste artigo, você aprendeu o que é mobilidade urbana e qual é a importância para as pessoas e o meio ambiente. Também apresentamos quatro iniciativas inovadoras adotadas para melhorar o deslocamento nas cidades. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com alguém!

ENTRE EM CONTATO

serviços

depoimentos