Facebook

(11) 3804-0102 | 5667-9777

Home » 10 dicas valiosas para aluguel de ônibus
VOLTAR

10 dicas valiosas para aluguel de ônibus

Publicado em: 16/05/2019

10 DICAS PARA ALUGUEL DE ONIBUS PARA EVENTOS E VIAGENS CORPORATIVAS E LAZER.

Transporte de passageiros é coisa séria quando falamos de diversos fatores envolvidos no que diz respeito a legislação vigente e outros critérios.

Uma empresa de Ônibus, no segmento de fretamento e turismo, não basta apenas possuir os ônibus e um motorista, por isso, os clientes devem prestar atenção em muitas regras de suma importância antes da contratação, abaixo 10 dicas valiosas para que a contratação deste tipo de serviço seja prestado sem maiores problemas.

Dica 1: Visite a empresa a ser contratada

Conheça a empresa que você está contratando, faça uma visita em sua sede, conheça como é feita a manutenção dos ônibus, limpeza e como é a estrutura do local e se a empresa possui um endereço físico.

Dica 2: Exija apólice de seguro.

A lei exige que a empresa tenha apólice de seguro de passageiros contra acidentes, é obrigatório, no ato da contratação, solicite a cópia da apólice de seguros e verifique se realmente a apólice está no nome da empresa que está sendo contratada.

Dica 3: Fique por dentro das documentações necessárias

Para empresas situadas em São Paulo/SP, é obrigatório os certificados de 5 órgãos regulamentadores, são eles: SP TRANS, EMTU, ARTESP, ANTT e CADASTUR e apólice de seguro individual de passageiros, porém, é comum empresas que não possuem os certificados acima, desta forma trabalhando clandestinamente.

Dica 4: Desconfie de preços baixos

Geralmente, empresas certificadas com um bom padrão de qualidade: Ônibus novo, suporte 24h e atendimento e com uma boa estrutura, trabalham com preços de mercado praticamente iguais, pois os custos operacionais são muito parecidos, portanto, desconfie quando você encontrar valores muito abaixo do mercado, ofertas mirabolantes com descontos jamais vistos, valores muito abaixo do mercado podem esconder surpresas indesejadas que podem comprometer a sua viagem ou evento, é preciso ter cautela em relação a preço.

 

Dica 5: Pesquise sobre o histórico da empresa na Internet

Hoje em dia, o cliente possui diversas ferramentas para realizar uma pesquisa sobre a empresa que está contratando, avaliação de outros clientes é muito importante, procure por depoimentos, elogios e pergunte se alguma empresa já contratou e se o serviço pode ser recomendado.

Dica 6: Solicite um contrato de prestação de serviços

É muito importante formalizar a contratação através de um documento que comprove todos os requisitos do serviço a ser realizado, tipo de veículo, trajeto, horários.

Tudo precisa ser formalizado através de um contrato de prestação de serviços e assinado pelas duas partes, cliente e prestador de serviço, neste contrato é importante o cliente solicitar a empresa um prazo de substituição do veículo em caso de avaria ou atraso, para que o cliente consiga de maneira clara, ter ciência dos seus direitos.

 

Dica 6: Frota própria

Infelizmente no mercado, muitas empresas são intermediadores entre o cliente final e a empresa de ônibus de fretamento, isso encarece o serviço para o cliente, além de oferecer alguns riscos para quem contrata, ou seja, a empresa que faz a terceirização, geralmente contrata uma empresa de ônibus que o cliente não conhece e as vezes este procedimento pode comprometer o padrão de qualidade que o cliente pagou e que deseja.

Para maior segurança do cliente, exija frota própria, solicite fotos da frota ou algum vídeo que comprove a posse dos ônibus da empresa.

Dica 7: Atendimento 24 Horas

A empresa precisa disponibilizar ao cliente um canal 24 horas em caso de urgência, muitas vezes o clientes nestes casos, dependem do motorista para ter uma comunicação com a empresa, portanto, exija um telefone 24 horas para suporte e atendimento, um número com WhatsApp ou um 0800.

 

Dica 8: Documentação dos motoristas

Hoje em dia, as leis para motoristas profissionais estão cada vez mais rigorosa.

Para empresas de fretamento de ônibus, o motorista precisa ser devidamente registrado via CLT pela empresa cadastrada, possuir exame toxicológico em dia, CNH constando a observação “ Exerce atividade remunerada” e o curso de transporte coletivo vigente.

Muitas empresas utilizam motoristas Free Lancers, o que não adequado para uma atividade que requer um profissional altamente adequado.

 

Dica 9: Lista de passageiros

Para viagens intermunicipais e interestaduais a empresa de ônibus contratada precisa solicitar a lista de passageiros constando nome completo e número do RG.

Este procedimento é necessário para solicitar aos órgãos fiscalizadores uma autorização de viagem, ou seja, a empresa de ônibus precisa informar aos órgãos competentes que aquela viagem será realizada, caso a empresa de ônibus não exija essas informações, algo pode estar errado, ou a empresa não possui licença ou não esta seguindo os procedimentos legais.

Dica 10: Não foi bem atendido? Deixe a sua avaliação nas redes

Atualmente, cada vez mais os consumidores estão contribuindo para a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelas empresas e conscientizando outros consumidores a contratarem as empresas que são melhor avaliadas.

Reclamar e elogiar uma empresa também faz parte do processo de contratação, e outros consumidores agradecem, criando uma competividade entre as empresas, consequentemente aumentando o nível de qualidade.

 

Gostou das dicas?

Acesse o nosso site: Bessa Transportes

 

 

ENTRE EM CONTATO

serviços

depoimentos